O objetivo SenhorExcel- Oficial é ajudar os usuários do Microsoft Office Excel, nas tarefas do dia a dia e resolver de forma simples e fácil as mais diversas situações na utilização do Excel como criação de planilhas complexas, relatórios, gráficos, dashboards, tabelas dinâmicas além dos demais recursos disponíveis.

Dashboard

ANALISANDO MÉTRICAS
As empresas através de seus gestores sabe que precisam acompanhar o desempenho dos negócios periodicamente e conforme o segmento de atuação, esse período passa a ser muito curto para fazer analises e mais analises das informações vindas do mercado, do sistema legado, de pesquisas, etc.

E cada empresa, organizações e mercados possuem particularidades infinitas em relação ao que mensurar para indicar o sucesso da operação. A estas particularidades são traduzidas em métricas para analisar os resultados das analises, e muitos denominam os populares KPI (key performance indicators).
Dependendo do nível de maturidade que a empresa se encontra, é possível utilizar interfaces únicas para criar processos e métricas de análise das informações. Porém outras empresas à medida que vai se estruturando, as particularidades vão evoluindo nos detalhes, as métricas ficam mais abrangentes, o escopo das analises vai mudando, evoluindo, e aquele relatório existente nem sempre funciona. E isso pode ser um problema.
Isso ocorre porque com a evolução do negócio, as particularidades de cada área e até mesmo o modelo de gestão se evidenciam. 

É aí que surge a necessidade de visualizar os dados do seu jeito, de acordo com a sua demanda. E para atender esta demanda que se mostra constantemente dinâmica, as empresas necessita utilizar uma ferramenta que permita customizar relatórios e analises de forma rápida e fácil, neste caso um dashboard.

O QUE É UM DASHBOARD?

Conhecidos por muitos nomes (executive dashboard, business dashboard, business intelligence dashboard, etc.) e traduzido para português como “Painel de Controle” ou “Painel Gerencial”, é basicamente uma forma para os gestores e demais executivos terem um conhecimento rápido dos dados importantes dos negócios da empresa. Além de ser um resumo dos dados importantes, o Dashboard também serve como forma de identificar dados específicos, através de combinações e detalhamento de informações (drill-down). O Dashboard representa a consolidação de dados, muitas vezes a partir de variadas fontes, e a apresentação dos mesmos de uma forma inteligível e de onde se possam tirar conclusões rapidamente. Algumas das áreas que podem utilizar Dashboards são: Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos industriais, etc.

A NECESSIDADE DE UM DASHBOARD
Diariamente todos nós trabalhamos com informações, tanto pela quantidade de informação gerada como pela nossa capacidade de interpretar e gerar conclusão a partir da mesma. Com o aumento diário da informação recebida e o aumento da capacidade do armazenamento de dados o problema da interpretação agrava-se. Assim a necessidade de Dashboards que nos indiquem visualmente qual a informação vital é de importância estratégica para empresa.


DASHBOARDS EM EXCEL
A utilização do MS-Excel como plataforma para a criação de Dashboards é uma opção óbvia, devido a sua facilidade de utilização e ser um excelente programa de cálculos, análise e tratamento de dados.
As mesmas razões que levam a empresa a escolher o MS-Excel como plataforma para a gestão de processos e dados, são as que levam ao desenvolvimento de Dashboards nessa mesma plataforma, sendo que algumas razões são:
• Facilidade na utilização;
• Capacidade de suprir necessidades de gestão corrente;
• Baixo custo de implementação;
• Reconhecida estabilidade.


Deseja mais informações sobre como desenvolver um DASHBOARD, envie um email para senhorexcel@gmail.com.



Um comentário: